Sábado, 9 de Fevereiro de 2008

A evolução do monumento

           O nosso monumento, tal como todos, foi evoluindo ao longo do tempo desde o início da sua construção, no século XII, até aos nossos dias. 
            O Castelo de Tomar, construído no século XII para servir a Ordem dos Templários, foi a estrutura que serviu de base a todo o monumento. Do Castelo fazem parte a muralha (exterior e interior), a Torre de Menagem e a Charola (igreja da ordem);
Dentro da muralha exterior existiam dois lugares de culto, para além da Igreja Templária) que foram destruídos durante a evolução do monumento: a Igreja de Santa Maria do Castelo e a Capela de Santa Catarina.
            Como já foi referido, após a criação da Ordem de Cristo em substituição da Ordem dos Templários, o Infante D. Henrique investiu bastante em Tomar, começando no século XV a construção do actual Convento de Cristo pelos Claustros da Lavagem e do Cemitério. Nesta altura foram também erguidos, junto destes claustros, os Passos do Infante dos quais hoje apenas restam ruínas.
            No século XVI, D. Manuel I alargou e remodelou a Igreja, aumentando-a e edificando a Sala do Capítulo, na qual se situa a famosa Janela do Capítulo. No mesmo século, o seu filho D. João III mandou construir os restantes cinco claustros: o da Hospedaria, o de D. João III, o de Santa Bárbara, o dos Corvos e o da Micha.
         Ainda no século XVI, D. Filipe I mandou construir o Aqueduto dos Pegões, para que o Convento tivesse abastecimento suficiente da água para todas as pessoas, feito anteriormente por cisternas e poços.
            Tal como era necessária água também era necessária uma área de cultivo para alimentar as pessoas que viviam, primeiro no Castelo e depois no Convento,  pelo que se foi criando a Cerca Conventual (actual Mata Nacional dos Sete Montes).
            A ligação entre o Convento e a Cerca fazia-se pela Torre da Condessa (ligação actualmente fechada). A passagem pela Torre da Condessa era uma das formas de ligação do Convento à vila, pois passando pela Cerca, saía-se na vila. No entanto existiam outras maneiras de chegar ao Castelo: as escadinhas de Santiago e as escadinhas de Santo André. 
            Ao chegar ao largo de entrada entra-se pela Porta do Sol que dá para o Terreiro. Esta porta construída no século XII, sempre serviu de entrada no Castelo e posteriormente no Convento, mantendo-se activa até hoje. A Porta do Sol dá acesso directo ao Terreiro, espaço ajardinado por onde os visitantes têm que passar para entrar no Convento; por aqui acede-se normalmente à porta da Charola (actualmente fechada por motivos de restauro da mesma, sendo a entrada de visitantes feita por uma porta secundária provisória). Há outras portas que antigamente serviam de entrada para o monumento, como a Porta da Almedina e as duas portas da fachada Norte; actualmente a da Almedina está fechada e as da fachada Norte, uma serve de local de saída dos visitantes e outra de entrada para a cafetaria.

 
publicado por CasteloCriativo às 11:42
link do post | O que é que achas? | favorito
|
1 comentário:
De ana afoito a 11 de Fevereiro de 2008 às 15:53
Boa tarde,
Sou editora do jojornal imobiliário Imonews, distribuído nesta região. Gostaria de falar convosco para fazer uma reportagem sobre as cidades criativas.
Entrem em contacto!
249 826250
ana.afoito@imonews.pt


Comentar post

-Projecto "Castelo Criativo"

-pesquisar

 

-Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


-As fresquinhas

- A nossa apresentação fina...

- Apresentação!

- Envolvente requalificada

- "La Reine Morte"

- Restauro da Charola

- É possível o Convento de ...

- Nova entrevista!

- Trabalho e mais trabalho!

- Mudança de Planos!

- A evolução do monumento

- Contacto com a Eng.a Rosa...

- IGESPAR admite rever Port...

- 113 anos festejados no Co...

- Novo projecto cultural no...

- Posto de turismo no Conve...

- Informações

- CCC on the road: Santarém

- Separação do Castelo e do...

- Renúncia do Presidente da...

- Avaliação do 1º Período

-Material arquivado

- Junho 2008

- Maio 2008

- Abril 2008

- Fevereiro 2008

- Janeiro 2008

- Dezembro 2007

- Novembro 2007

- Outubro 2007

-links

-Questionário

Conheces o Convento de Cristo, em Tomar?
Sim
Nao
  
pollcode.com free polls
Ja foste ao Convento de Cristo?
Sim
Nao
  
pollcode.com free polls
O que achas do Convento de Cristo?
Espectacular!
Muito giro, mas ainda ha algumas coisas que podiam ser melhoradas.
Para ser um bom monumento, existem muitas coisas a mudar.
Nao gostei.
O que e o Convento de Cristo?!
  
pollcode.com free polls
blogs SAPO

-subscrever feeds